Feirão Limpa Nome na próxima semana no Palácio da Cultura; três dias de chance pata sair do SPC
Além de negociar dívidas com lojas e concessionárias, o consumidor vai poder regularizar seus débitos junto às instituições financeiras
Na próximo segunda-feira (6), terça-feira (7) e quarta-feira (8), no Palácio da Cultura, em Campos, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoverá o Feirão Limpa Nome, das 9h às 17h. O público alvo são cerca de 50 mil consumidores inadimplentes na cidade e com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.
São mais de R$ 22 milhões de valores a receber. A novidade deste ano é a participação de instituições financeiras.
O Feirão tem apoio do Governo do Estado, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura e OAB – seccional Campos. Além de negociar dívidas com lojas e concessionárias, o consumidor vai poder regularizar seus débitos junto às instituições financeiras. Empresas de telefonia também participarão.
Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Campos, o juiz Ralph Machado Manhães Junior, destaca que a iniciativa vai além da negociação para o pagamento das dívidas, é um resgate da cidadania com a recuperação do crédito dos consumidores: “Além de renegociar as dívidas, os consumidores que estiverem negativados poderão ter seu nome retirado das restrições de cadastro do SPC e da Serasa”. Segundo o magistrado, em torno de 10% da população campista está, pelo menos, em um banco de dados negativado.
Representantes de 26 empresas, entre elas, instituições financeiras e concessionárias de água e de energia elétrica, estarão disponíveis para as negociações, com a ajuda de estudantes de direito voluntários. Não haverá negociação de dívida tributária.