ExpoBarra: seguem preparativos em SJB

ExpoBarra: seguem preparativos em SJB

A menos de uma semana do início da feira agropecuária, equipes atuam durante todo o dia para montar a estrutura que será distribuída nos 100 mil metros quadrados do Parque

Quem passa pelo Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha, às margens da BR 356, em São João da Barra, já percebe que o espaço está cada vez mais entrando no clima da ExpoBarra 2024. O evento começa na próxima quarta-feira, 13, e segue até domingo, 17, com várias atrações, inclusive shows que atraem grande público em todo o país, como Sorriso Maroto e Léo Santana. Diversas secretarias municipais estão envolvidas nos preparativos para que o público, estimado em 150 mil para os cinco dias, possa ter diversão, conforto e segurança garantidos.

“A festa envolve o trabalho em conjunto das diversas secretarias da Prefeitura, para que aconteça de forma organizada e segura, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência inesquecível” destaca a prefeita Carla Caputi.

A menos de uma semana do início da ExpoBarra, equipes atuam durante todo o dia para montar a estrutura que será distribuída nos 100 mil metros quadrados do Parque. No ano passado, em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, foram investidos R$ 3 milhões em obras. Além da manutenção rotineira, com a aproximação da ExpoBarra, equipes das secretarias de Obras e SErviços e de Meio Ambiente e Serviços Públicos intensificam as ações no local.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Rosa, estão sendo feitas as manutenções necessárias, como pintura, partes elétricas e hidráulicas, além de serviços de pedreiro e serralheiro em toda área do Parque Exposição. Também estão sendo abertos 600 metros de vala para colocar água para os animais com tubulação e pontos de torneiras. Para atender à praça de alimentação, serão feitas fossas sépticas e instalados pontos de água.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos atua na limpeza geral, na roçada e jardinagem, além da varrição. Segundo a secretária, Marcela Toledo, para os cinco dias serão dispostas várias bombonas de lixo. “Durante o evento, realizamos o recolhimento de todos os resíduos, fazemos a retirada dos estercos e atuamos com equipe na limpeza de todos os banheiros. Também providenciamos o abastecimento de água potável para os animais”, informou.

A estrutura para receber o rodeio com a Cia Tony Nascimento já está praticamente pronta. Também estão sendo montadas os pavilhões que vão receber o concurso leiteiro, exposição de animais, estandes, rodadas de negócio, mini fazendinha e as provas de laço e ranch sorting, entre outras atrações
Para colocar em evidência a vocação agropecuária do município, uma grande área também está sendo montada para que a Secretaria Municipal de Agricultura possa receber os produtores rurais locais.

Os shows vão acontecer na área pavimentada, onde serão montados um grande palco e camarim, além de torres de observação para a segurança. Se apresentam: na quarta-feira, o grupo gospel Diante do Trono; na quinta, Sorriso Maroto; na sexta, Maíza Lima; no sábado, Nadson O Ferinha; e no domingo, Léo Santana. Artistas locais também se apresentarão no evento.

Segurança, mobilidade e saúde – As secretarias municipais de Turismo, de Segurança Pública e de Transporte e Trânsito já se reuniram para acertar outros detalhes para o bom andamento da festa. Na próxima semana serão instaladas 50 câmeras, inclusive algumas de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, além de uma central de monitoramento no Parque de Exposições.
Também será feito pelo setor de Fiscalização de Postura o ordenamento dos 130 ambulantes autorizados a atuarem no Parque. Já a Secretaria Municipal de Saúde montará uma base de atendimento dentro do espaço da ExpoBarra.

O planejamento da Prefeitura também inclui a preocupação com a questão da mobilidade. As secretarias municipais de Transporte e Trânsito e a de Segurança Pública estão organizando, junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o planejamento do trânsito nos dias do evento. A perspectiva é de um esquema de transporte municipal gratuito com horários estendidos em todos os distritos durante os dias da ExpoBarra, além do transporte alternativo e táxis que atendem o município.