Educação patrimonial é tema de palestra em SJB
Evento foi realizado nesta sexta-feira, no Cine Teatro São João, para servidores que atuam nos espaços culturais de SJB.
Servidores municipais que atuam nos espaços culturais do Centro Histórico de São João da Barra – de auxiliares administrativos a diretores – participaram da palestra sobre educação patrimonial, nesta sexta-feira, 24, no Cine Teatro São João.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, através da Gerência de Patrimônio e Memória, e tem como intuito avançar na qualidade de atendimento aos visitantes.
Atualmente os espaços culturais do Centro Histórico pertencentes ao poder público municipal são: Casa de Câmara e Cadeia, Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália e Palácio Cultural Carlos Martins.
No conteúdo, assuntos relacionados a patrimônio, educação patrimonial, territórios culturais e históricos, Centro Histórico, importância de cada espaço cultural inserido no contexto do Centro Histórico e a comunicação que eles fazem entre si. No segundo momento da palestra, houve uma dinâmica lúdica para reforçar tudo o que foi passado durante o encontro.
“A ideia é que todos se qualifiquem e passem a ter um olhar diferenciado para o local em que trabalham e isso, consecutivamente, vai melhorar a receptividade turística. Eles vão passar a se sentir parte efetiva da história do espaço que cuidam e realizam suas atividades. E esse processo de ensino-aprendizagem será contínuo”, destacou o palestrante e gerente da Gerência de Patrimônio e Memória, André Pinto.
– Essa é a primeira etapa da formação e das ações de educação patrimonial que iremos realizar para qualificar os nossos servidores. Esperamos com isso que internalizem o conhecimento, a afetividade e o sentimento de pertencimento a esses espaços que são de todos nós – declarou o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda.