Donald Trump sofre atentado a tiros na Pensilvânia

Donald Trump sofre atentado a tiros na Pensilvânia

Ex-presidente dos EUA cumpria compromisso de campanha 

O ex-presidente americano Donald Trump foi atingido por um tiro enquanto discursava durante um comício de campanha no estado da Pensilvânia, neste sábado (13). Imagens mostram ele com uma expressão de dor e levando a mão à orelha atingida pelo disparo, antes de se abaixar.

Em seguida é possível ver o rosto do ex-presidente ensanguentado. Trump foi protegido por agentes do Serviço Secreto e retirado do local. “Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior de minha orelha direita. Houve muito sangramento” postou Trump em sua rede social.

De acordo com o porta-voz de Trump, Steven Cheung, o ex-presidente está bem. Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a Trump.

O suspeito de ter efetuado os disparos foi morto, assim como um apoiador do ex-presidente, segundo o relato do promotor Richard Goldinger à agência Associated Press e à imprensa local.

Repercussão

O atentado a Trump repercutiu no mundo inteiro, várias autoridades se manifestaram. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou o que classificou de atentado contra o ex-presidente Donald Trump. Ele considerou o ato como “inaceitável”.

“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, declarou o presidente nas redes sociais.