Dez entidades empresariais assinam Nota de Repúdio contra prefeito de Campos

Wladimir Garotinho culpou o Super Bom por condições precárias de ruas em Campo Novo
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), conseguiu arrumar confusão com as entidades de classe do município por conta de uma declaração dele culpando o Super Bom pelas condições precárias das ruas na localidade de Campo Novo. Dez entidades assinaram e divulgaram, nesta sexta-feira (23), uma nota de repúdio contra a declaração do prefeito.
“O poder público deve atuar com responsabilidade, diálogo e respeito às demandas legítimas da população, promovendo soluções e não conflitos” diz parte da Nota de Repúdio, que também lamentou o fato de Wladimir ter, segundo o documento, transferido “a responsabilidade dos problemas públicos à iniciativa privada — neste caso, ao Grupo Barcelos, instalado no distrito”.
O que disse Wladimir Garotinho:
“Eu fiz um calçadão e uma praça linda em Campo Novo, a estrada já recapeei duas vezes e o que sempre destrói ela são as carretas do Super Bom. Já foram lá reclamar com eles? Isso tb vai ajudar muito” disse o prefeito de Campos.
NOTA DE REPÚDIO
Campos dos Goytacazes/RJ, 21/05/2025
As Entidades de Classe, abaixo signatárias, vêm a público manifestar repúdio às declarações do Prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, direcionadas aos moradores da localidade do distrito de Campo Novo.
Em resposta às justas manifestações de moradores que reivindicam melhorias na infraestrutura da região e nas condições da via principal pela “recorrente” má condição num determinado trecho da via que, segundo os manifestantes, está repleta de buracos, com asfalto precário e acúmulo de lama em dias de chuva, o prefeito adotou um tom inadequado e desrespeitoso, desqualificando as demandas da população e transferindo a responsabilidade dos problemas públicos à iniciativa privada — neste caso, ao Grupo Barcelos, instalado no distrito.
É dever constitucional do gestor público ouvir a população, zelar pela infraestrutura urbana, garantir mobilidade, segurança e qualidade de vida aos cidadãos. Ao minimizar as críticas e responsabilizar uma empresa local, o prefeito desconsidera seu papel institucional e compromete a relação entre o poder público, a sociedade e o setor produtivo.
As empresas, como o Grupo Barcelos, são parceiras no desenvolvimento da cidade, geram empregos, renda e arrecadam tributos que sustentam justamente os serviços públicos. Transferir a responsabilidade pela degradação de vias a quem movimenta a economia local é um equívoco grave, que enfraquece o ambiente de negócios e desrespeita quem investe no município.
Reforçamos que o poder público deve atuar com responsabilidade, diálogo e respeito às demandas legítimas da população, promovendo soluções e não conflitos.
Portanto, diante deste fato lamentável, emitimos esta NOTA DE REPÚDIO às falas do Prefeito e continuaremos vigilantes e atuantes, defendendo o desenvolvimento sustentável, o respeito institucional e os direitos dos cidadãos e empreendedores de Campos dos Goytacazes.
Entidades Signatárias desta Nota de Repúdio:
ACIC – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CAMPOS
AEC – ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE CAMPOS
AIC – ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DA CODIN
ASFLUCAN – ASSOCIAÇÃO FLUMINESE DOS PLANTADORES DE CANA
CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAMPOS
ASSIERJ – ASSOCIAÇÃO DOS SÍNDICOS E SUBSÍNDICOS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SICCC – SINDICATO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CAMPOS
SINAERJ – SINDICATO DOS ADMINISTRADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SINDICATO RURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
SINDIVAREJO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CAMPOS