Deputados aprovam CPI na Alerj para investigar falta de transparência no Governo do Estado

Mesmo tendo maioria na Casa, o governador Cláudio Castro (PL) não conseguiu evitar instalação da Comissão
Em sessão relâmpago que durou em torno de 20 segundos, na segunda-feira (29), 53 dos 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), aprovaram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposta falta de transparência do governo estadual. A aprovação da CPI causou surpresa, pois o governador Cláudio Castro (PL) tem ampla maioria na Casa.
O objetivo da CPI é investigar irregularidades no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e da transparência. Os parlamentares desconfiam da quantidade de processos e documentos que estão sob sigilo no sistema eletrônico de informações, criado justamente para disponibilizar os dados do governo do estado.
Havia uma expectativa de que esse assunto fosse debatido na sessão de terça-feira (30) na Alerj, o que acabou não acontecendo. O requerimento criando a CPI foi publicado em edição extra do Diário Oficial na segunda-feira (29).
Os integrantes da CPI devem ser escolhidos até o início da semana que vem. A primeira reunião ocorrerá na terça-feira (6) e quarta-feira (7).