Crise: Prefeitura de Varre-Sai decreta meio expediente para reduzir gastos
Medida já havia sido tomada por outras cidades do Noroeste Fluminense
Depois de São Fidélis, Italva, Cambuci e Cardoso Moreira, agora foi a vez da Prefeitura de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, passar a funcionar meio expediente, das 7h às 13h. A medida, segundo o Decreto Nº 2194/2023, publicado no Diário Oficial do Município, na última quarta-feira (1), se deve a queda na arrecadação da cidade.
De acordo com o documento, ocorreram
redução, principalmente, nos repasses do Fundo de Participação Municipal e do Fundo Especial do Petróleo e de Royalties sobre petróleo e gás e ICMS. A administração municipal pretende com a medida, reduzir despesas para o pagamento de despesas obrigatórias.
A partir de agora, haverá restrição de uso de veículos oficiais em feriados e finais de semana, controle da frota oficial de veículos, suspensão de eventos que gerem despesas, viagens e participação de cursos, racionalização de compra de alimentos e consumo de energia elétrica, água e insumos.
“Como medida de economia, em virtude da queda de arrecadação, visando diminuir os gastos com energia elétrica, água, telefone, combustível, manutenção de veículos, entre outros, estamos decretando, a partir de novembro, a redução do expediente nos órgãos públicos municipais “, disse o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini. A medida não atinge setores essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública.