Comércio de Rio das Ostras comemora impulso nas vendas com queda nas temperaturas

Lojistas acreditam em um crescimento de 10% durante o período de inverno
A queda nas temperaturas está trazendo impacto direto para o comércio de Rio das Ostras. Lojistas de setores de moda, calçados e cama, mesa e banho comemoram a boa fase nas vendas devido ao longo período de números baixos nos termómetros. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, alguns setores já apresentam um crescimento de até 10%. E as vendas já estão 4% maiores em relação ao mesmo período do ano passado.
Para a presidente da CDL, Patrícia Valverde, o aumento das vendas tem alguns motivos, e um deles tem sido o longo período de dias mais frios. “As temperaturas estão caindo muito e como os consumidores já quitaram despesas sazonais, como IPVA e compras escolares. Acreditamos que isso é renda liberada para novas compras. É claro que o uso de cartão de crédito tem sido fundamental para o comércio”, observou.
Além do aumento nas vendas, a temporada fria contribui nas projeções de aumento no fluxo de consumidores nas lojas durante o inverno, acredita-se que a circulação já é 8% maior se comparada ao verão. As lojas físicas principalmente que investiram em peças de inverno sentiram esse aquecimento nas vendas. Patrícia explica que neste ano a estação está se mostrando muito mais agressiva.
“Nos últimos anos o inverno não correspondeu às expectativas, e foi preciso pensar alternativas para alavancar as vendas. Desta vez, as lojas principalmente que investiram em peças físicas de inverno, sentem esse aquecimento nas vendas”, contou.
Entre os produtos mais procurados estão as roupas de moletons , tricôs, lãs, meias, conjuntos infantis e casacos, como jaquetas. Além das peças de inverno, as mudanças climáticas também estão impulsionando as vendas de calçados. Mesmo sendo mais caros, há expectativa de um crescimento de 5% nas vendas.