Campos adere à greve nacional do IFF
Durante a próxima semana outros campus da região vão decidir em assembleia
O IFF Guarus, em Campos, resolveu aderir à greve nacional da instituição de ensino, marcada para ser iniciada dia 10 de abril. A decisão foi tomada após uma assembleia geral realizada de forma híbrida, na quarta-feira (27). A informação é do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Na próxima terça-feira (2), às 15h, os servidores do IFF Campos farão uma assembleia para decidir se vão aderir ou não à greve.
Já na quarta-feira (3), às 15h, os IFFs São João da Barra, Cabo Frio, Cambuci e Santo Antônio de Pádua também decidirão a adesão à greve. Na quarta-feira (3) é a vez do campus Itaperuna e dia 10 campus Macaé. A greve será por tempo indeterminado.
O sindicato dos servidores do IFF reivindica recomposição salarial, reestruturação das carreiras de técnico-administrativos, e docentes, reajuste nos benefícios, revogação do Novo Ensino Médio e outros. O Governo Federal chegou a apresentar uma proposta de 9% de reajuste, que seria dividida em duas parcelas, sendo efetiva somente a partir de maio de 2025, mas a categoria não aceitou.
O Sinasefe reclama que, ao anunciar um novo plano de expansão da Rede Federal de Educação, com a criação de 100 novos campi de Institutos Federais (IFs), visando gerar 140 mil novas vagas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não menciona a ampliação do quadro de servidores ou a valorização dos que já atuam na Rede.