Caio Bonfim conquista a prata na marcha atlética

Caio Bonfim conquista a prata na marcha atlética

Brasileiro completou os 20 quilômetros da prova em pouco mais de uma hora 

Na primeira prova do atletismo dos Jogos Olímpicos Paris 2024, o brasileiro Caio Bonfim conquistou a medalha de prata nesta quinta-feira (1º). Ele completou os 20 quilômetros da marcha atlética em 1h19min09s, quatorze segundos atrás de Brian Daniel Pintado, do Equador, que conquistou a medalha de ouro. Álvaro Martin, da Espanha foi o medalhista de bronze, dois segundos atrás do brasileiro.

“Eu não sei dizer para vocês o que significa isso tudo. Não estou acostumado a ser chamado de medalhista olímpico. Sempre foi um sonho. Eu sou de Brasília. Eu cresci com Joaquim Cruz. A nossa bolsa atleta ela começou por causa do resultado dele. E hoje eu tenho uma medalha igual a ele. É um momento especial que representa todos esses anos. Olimpíada não representa apenas um ciclo olímpico. É toda uma vida”, completou Caio, emocionado.

O Brasil teve três participantes na prova. A prova foi aberta pelo francês Yohann Diniz, recordista mundial da marcha atlética dos 50km. Ele bateu o cajado por três vezes às 8h da manhã, horário local em Paris, seguindo uma tradição do teatro francês que está sendo homenageada nestes Jogos Olímpicos.

Max Batista foi o 28º, em 1h22min16s. Matheus Correa terminou em 39º lugar, com 1h24min25s. Ao final, 46 dos 49 participantes completaram a prova. A prova feminina acontece ainda nesta quinta-feira, com a participação de Érica Sena, Gabriela de Sousa e Viviane Lyra.

Aos 33 anos, Caio Bonfim participou da quarta edição dos Jogos Olímpicos. Ele foi quarto colocado na Rio 2016. O atleta de Sobradinho-DF já foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial Londres 2017 e Budapeste 2023, e tem quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos.

Ele ainda disputa a prova do revezamento misto, novidade do programa Olímpico em Paris 2024. O representante masculino marchará por 12,195 km, verá sua parceira marchar por 10 km e em seguida marcha por mais 10 km, antes que a representante feminina continue. Sua parceira na prova será Viviane Lyra.