Alunos de escola no interior de Campos saem às ruas contra a dengue 

Alunos de escola no interior de Campos saem às ruas contra a dengue 

Os estudantes carregaram cartazes e distribuíram panfletos 

O projeto ‘Todos contra a Dengue’, desenvolvido por alunos e professores do Colégio Estadual Dr. José Pereira Pinto, em Campos dos Goytacazes, começou nas salas de aula e ganhou as ruas de uma localidade no município do Norte Fluminense. Na última terça-feira (5), os estudantes realizaram uma passeata pelas principais ruas do distrito de Santa Maria para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de combater os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

“Eles estão trabalhando muito sobre o tema. Fizeram cartazes, painéis e lembrança de alerta para a comunidade. Foi excelente! A passeata teve total adesão de alunos, comunidade escolar e população local” conta a diretora-geral da escola, Esteliana Torres Nunes Félix.

Durante a passeata, por volta das 8h, alguns alunos fizeram sucesso vestindo fantasias de mosquito, confeccionadas gratuitamente por Tereza Vicente, moradora local.  Os jovens carregaram cartazes, distribuíram panfletos de conscientização e entregaram até lembrancinhas com desenho do Aedes. E a comunidade não só participou do evento como aproveitou para tirar fotos dos mosquitinhos.    

O projeto ‘Todos contra a Dengue’ teve início nas salas de aula com a exibição de vídeos da Fiocruz sobre o ciclo de vida do mosquito e os devidos cuidados que a população deve tomar. Os alunos também assistiram a palestras sobre o panorama da grave situação do município, em estado de emergência em saúde pública.

Após pesquisas orientadas pelos professores, os estudantes fizeram um mural com informações sobre a dengue e confeccionaram os cartazes, faixas e plaquinhas que levaram para a passeata. Além da diretora Esteliana, o projeto envolveu os professores Cristini Ofrante Salles Barbosa (Química), Neuza Won Held (Matemática), José Roberto Ferreira Coutinho (Matemática), Ednei Ramos da Silva (Educação Física), a coordenadora pedagógica Delma Won Held e a professora articuladora pedagógica Márcia Cristina Corrêa Lessa Tostes.

“Combater o mosquito é dever de todos!” enfatiza a diretora.