Procon Cabo Frio processa a Enel
Órgão recebeu inúmeras reclamações de clientes por interrupções no abastecimento de energia
O Procon Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense, abriu processo contra a concessionária de energia elétrica Enel, após receber inúmeras reclamações de clientes devido a constantes interrupções no fornecimento de energia. O processo foi aberto com base nas queixas formalizadas por moradores e comerciantes do Centro, Vila Nova, Jacaré e Grande Jardim Esperança, que alegaram transtornos e prejuízos por causa dos frequentes apagões e falhas no sistema.
A concessionária será intimada a apresentar a sua defesa e um plano de melhorias imediatas na prestação do serviço e, caso isso não ocorra em tempo hábil, a multa aplicada ficará entre R$ 5 milhões e R$ 9 milhões, valor proporcional à quantidade de consumidores impactados negativamente.
Além disso, o Procon vai questionar a concessionária sobre a exigência da apresentação de laudo técnico pelo consumidor, como prova dos danos provocados aos aparelhos eletroeletrônicos, no caso dos picos de energia elétrica. A coordenadora-geral do Procon, Mônica Bonioli, diz que a situação é preocupante, às vésperas da alta temporada, quando o consumo de energia é naturalmente elevado.
“Estamos cobrando um plano de melhorias imediatas, pois estamos em um período próximo ao verão, quando a demanda pelos serviços de energia aumenta consideravelmente. Estamos abrindo esse processo sancionatório em razão das reclamações de alguns bairros, mas estamos acompanhando os problemas em todo o município. Oriento presidentes de associações, síndicos e cidadãos que têm enfrentado esses problemas, que formalizem as denúncias junto ao Procon”, frisou.
Ao longo da atual gestão, o Procon Cabo Frio tem notificado e intimado a empresa a solucionar problemas técnicos em diversos locais de Cabo Frio, como Jacaré e Bosque do Peró, fatos que motivaram a abertura de outros processos sancionatórios.
As denúncias podem ser feitas na sede do Procon, no Braga (Rua Nicola Aslan, 292) e no Polo de Tamoios, que funciona no Shopping UnaPark (Avenida da Independência, s/n, Bloco B, sala 4), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Outro lado
Contactada, a Enel informou respondeu em nota que ainda não foi notificada pelo PROCON de Cabo Frio e informou que vem realizando ações de manutenção na Região dos Lagos, melhorias e manutenções, como troca de postes, inspeções de rede, podas preventivas Instalação de equipamentos que permitem restabelecer a energia mais rapidamente. Sobre o ressarcimento por danos, a empresa afirma que segue as regras da ANEL e orienta que os clientes registrem o pedido pelos canais de atendimento.

