De Campos: alunos da Faetec ganham prêmio em evento promovido pela USP

De Campos: alunos da Faetec ganham prêmio em evento promovido pela USP

Eles participaram da 14ª edição do Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios

No último mês, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, promoveu eventos sobre alimentos e agronegócio, proporcionando troca de experiências e conhecimento entre os participantes de diferentes estados. Entre eles, 26 alunos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que apresentaram cinco projetos com soluções inovadoras para questões relacionadas ao agronegócio.

Divididos em cinco grupos, os alunos do curso Técnico em Agropecuária da ETE Antônio Sarlo apresentaram estratégias de marketplace, aplicativos para contratação e qualificação de colaboradores rurais, entre outras propostas. O projeto intitulado “Aplicativo Connect Honey: Facilitando o manejo do apiário”, conquistou o 2º lugar na avaliação da banca.

Desenvolvido pelos futuros Técnicos em Agropecuária, Arthur do Nascimento Oliveira; Ester Gomes; Júlia Belamirno; Sophia Alves; Wenderson da Conceição; e Samuel Gama; o Connect Honey é um aplicativo que trabalha em conjunto com uma caixa de abelha modificada que funciona com um sistema GPS. A caixa conta ainda com uma balança, possibilitando que o apicultor veja o peso dos quadros de mel e, dessa forma, saiba a hora certa de fazer a coleta do mel para evitar o manejo desnecessário e o estresse das abelhas.

O protótipo da ideia foi apresentada pelo Samuel Gama, representando o grupo. O aluno recebeu uma menção honrosa, ganhou troféu e uma viagem de uma semana para a Europa, onde vai realizar visitas técnicas em organizações e empresas do setor, podendo escolher entre Itália, Portugal, França e Espanha. Além disso, o trabalho dos alunos será publicado no portal e no boletim do Grupo MarkEsalq, grupo de extensão em marketing e gestão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

O único estudante do Ensino Médio a ser premiado, o aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, Samuel Gama, pretende seguir os caminhos na área e fazer duas faculdades, uma de Zootecnia e outra de Veterinária. Bastante feliz por ter ficado em segundo lugar com o projeto, Samuel conta um pouco da experiência e participação nos eventos.

“Foi um sentimento que eu não consigo nem explicar, foi uma sensação única de felicidade de ter apresentado o projeto e de ser premiado também. Todos nós do grupo ficamos felizes demais. Sobre a viagem internacional, eu nunca viajei para fora do país. Estou muito contente, ainda não decidi qual o país irei, mas, estou pensando em ir para a Espanha”, revelou o aluno.

Projetos da ETE Agrícola Antônio Sarlo

Além do “Aplicativo Connect Honey: Facilitando o manejo do apiário”, os alunos da ETE Agrícola Antônio Sarlo concorreram com outros quatro projetos durante a 7ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA), sendo eles:

Aplicativo AGRODICE: Estratégia de Marketplace Agro. Trabalho desenvolvido pelos alunos Layza Madama Martins, Kevyn Fernandes, Joelson Lucas, Matheus Rodrigues e Ana Vitória. Foi apresentado pela aluna Layza Madama Martins.
Áquavives: conceitos de cultivo hidropônico, piscicultura e avicultura. Trabalho desenvolvido pelos alunos Arthur do Nascimento Oliveira, Júlia Belarmino, Wenderson da Conceição, Samuel Gama, Sophia Alves e Ester Gomes. Foi apresentado pelo aluno Arthur do Nascimento Oliveira.

Aplicativo Help Agro: Facilitando a contratação e qualificação de colaboradores rurais. Trabalho desenvolvido pelos alunos Fernanda Nogueira, Lorrana Beliene, Lorena Beliene e Marlon Maycon. Foi apresentado pela aluna Fernanda Nogueira.
Repelente natural à base de plantas medicinais. Trabalho desenvolvido pelos alunos Gabriella Azevedo, Layza Madama, Eduarda Azevedo, Matheus Rodrigues, Nikelli Alves e Pedro Henrique. Apresentado pela aluna Gabriella Azevedo.

O grupo de alunos marcou presença na 14ª edição do Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios (EMAA), que ofereceu uma série de workshops, painéis de discussão, sessões de networking e palestras ministradas por profissionais renomados da área.

Simultaneamente, aconteceu a 7ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA), que promoveu a exposição de trabalhos dos participantes para o público e uma comissão avaliadora. Os eventos aconteceram na USP, em Piracicaba, São Paulo.

A professora da ETEAAS, Michele Gabriel Camilo, também esteve presente e comentou a importância da participação da escola nestes eventos, que contemplou alunos do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação.

“O evento foi de grande importância para o aprendizado e networking dos alunos, foi a primeira vez que apresentaram um trabalho fora da escola. Os alunos foram muito elogiados pelos avaliadores por sua postura e apresentação muito clara sobre os trabalhos, o que nos mostra como a escola está fazendo um trabalho impecável na formação dos nossos alunos”, ressaltou a docente.

Ascom Faetec