Empresários de Campos e Macaé participam de ações da Firjan Senai Sesi na Rio Oil & Gas

Empresários de Campos e Macaé participam de ações da Firjan Senai Sesi na Rio Oil & Gas

Federação montou com um estande e apresentações técnicas. Empresários participaram de uma das edições especiais do Programa Rede de Oportunidades, que acontece paralelo ao evento

Uma caravana com mais de 30 empresários e conselheiros da Firjan Norte Fluminense esteve nesta segunda e terça-feira (23 e 24) na tradicional Rio Oil & Gas – agora ROG.e –, um dos maiores eventos globais de energia, que acontece até 26 de setembro no Rio de Janeiro. Os empresários visitaram a feira, participaram de uma das edições da Rede de Oportunidades da Firjan – que contou com as empresas âncora SBM Offshore, Nov, Porto do Açu e Prio -, e, no fim da tarde desta terça, foram recebidos no estande da federação pelo 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano.

“A Firjan Senai Sesi, tradicionalmente, está neste evento porque é a principal reunião dos atores do mercado de Petróleo e Gás. E nós temos uma atuação bastante expressiva, não só participando de estudos para o segmento, como também na qualificação de mão de obra. Então, a Firjan é um parceiro importante para todos esses expositores que estão aqui presentes nesta grande edição”, disse Caetano.

O coordenador da Comissão da Firjan em Macaé, Gualter Scheles, que esteve representando o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, destacou a representatividade da região. “A Firjan Senai Sesi cumpre seu papel apresentando a empresas de todo o mundo, soluções que destacam o potencial de negócios da Bacia de Campos e do Norte Fluminense. Estamos comprometidos em fomentar um ambiente dinâmico e aberto a oportunidades de crescimento, promovendo uma energia mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior bem-estar para todos”, disse Gualter.

No estande, a Firjan Senai Sesi vem apresentando diversos estudos dos mercados de Petróleo, Gás e Energias, além de informações sobre a rede de institutos Firjan SENAI SESI de Inovação e Tecnologia. O estande também vem sendo o ponto de encontro de empresas e empresários, que têm à disposição informações qualificadas e atualizadas sobre as potencialidades do mercado de energia fluminense. Conselheiro da Firjan Norte Fluminense, José Walmir Dias, elogiou a iniciativa. “As caravanas são uma ótima iniciativa da Regional e nos dá a oportunidade de fazer networking com empresas de todos os portes e setores”, comentou.

Já na terça, os 35 empresários de Campos e Macaé puderam acompanhar uma das duas edições previstas do programa Rede de Oportunidades, realizado em parceria com o Sebrae/RJ, que conecta grandes demandantes com potenciais fornecedores – que, neste dia, teve entre as âncoras uma das grandes empresas do Norte Fluminense, o Porto do Açu. Entre os empresários presentes estava John Ferreira, gerente de Suprimentos da Couto & Caetano, associada à Firjan, que presta serviço de instalações e manutenções elétricas em Macaé.

“Esta já é segunda vez que viemos, todas com o apoio da Firjan, e em todas conseguimos prospectar clientes e expandir nosso negócio. Esta edição, sem dúvida, está sendo a maior, então nossa expectativa também está bastante alta. Os primeiros contatos já foram bastante produtivos”, contou John Ferreira.

Na quarta-feira (25), a Firjan promove uma segunda edição da Rede de Oportunidades – dessa vez com as empresas Yinson, BW Energy e TAG. Ao todo, a federação participa da ROG.e 2024 com cinco apresentações técnicas de Fernando Montera, Felipe Siqueira, Savio Bueno e Bruno Gonçalves, que compõem a equipe de Óleo, Gás, Energias e Naval da Firjan. Entre os temas apresentados estão a inserção da cadeia de fornecedores nacional nas oportunidades de óleo, gás e naval; descarbonização da indústria nacional pela ótica de bens e serviços; o diferencial do gás natural nacional a partir de uma produção associada a um petróleo competitivo; uma análise regulatória do caso britânico e perspectivas para o Brasil no mercado de Energia Eólica Offshore; e a inovação na precificação de combustíveis: a proposta de metodologia Litro de Gasolina Equivalente.

Com 40 anos de tradição, a ROG.e 2024 – organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – traz como lema “Conectando energias”, abraçando mais atores em um cenário de transição energética e dando mais protagonismo para novas fontes de energia. Isso pode ser traduzido, por exemplo, no congresso: além de novos eixos temáticos – Soluções de Baixo Carbono; Pessoas, Cultura e Sociedade; e Financiabilidade da Transição –, ele conta com um comitê organizador e técnico mais diversos e plural. O evento conta com oito pavilhões do Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, e tem expectativa de receber mais de 60 mil pessoas. Entre os participantes estão Magda Chambriard, Presidente da Petrobras; Anders Opedal, CEO da Equinor; Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies; entre outros.