Maratona de Inovação do Porto do Açu busca desenvolvimento sustentável da região

Maratona de Inovação do Porto do Açu busca desenvolvimento sustentável da região

As melhores ideias concorrem a mais de R$ 30 mil em prêmios

Foi dada a largada na terceira edição do HackAçu, a maratona de inovação promovida pelo Porto do Açu e o Cais Açu Lab, que visa promover a inovação e o desenvolvimento sustentável do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro, onde o Porto do Açu está localizado. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site hackcu.com.br.

O evento, totalmente online e gratuito, reunirá estudantes e profissionais do mercado em uma competição colaborativa para desenvolver soluções reais que possam ser implementadas. Desde sua criação, o evento tem sido um ponto de encontro para mentes criativas e inovadoras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da região. Mais de três mil participantes já estiveram envolvidos e 85 soluções foram desenvolvidas até o momento. Para o Gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, Wanderson Sousa, o Hackaçu é uma plataforma para impulsionar mudanças por meio da inovação e do empreendedorismo.

“O Porto do Açu acredita no potencial local e tem como compromisso investir em desenvolvimento, buscando iniciativas que façam sentido para nossa região. A cada edição, superamos nossas expectativas ao ver a criatividade e a materialização de soluções inovadoras que realmente podem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Sousa.

Durante a maratona, os participantes trabalharão intensamente para criar soluções inovadoras e receberão mentorias, conteúdos de gestão de projetos e acesso a ferramentas essenciais para desenvolverem suas ideias. Ao final, os projetos serão avaliados com base em viabilidade, criatividade, inovação e impacto.

Todas as soluções criadas serão disponibilizadas para consulta em um banco aberto, permitindo que a comunidade se beneficie. Os participantes receberão certificados, e as melhores soluções concorrerão a prêmios em produtos eletrônicos, como notebooks, celulares, relógios, entre outros.

O HackAçu ocorrerá entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024, e os interessados de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente pelo site hackacu.com.br.

HACKAÇU – DESAFIOS DA TERCEIRA EDIÇÃO

Neste ano, os desafios foram propostos por empresas parceiras do Porto do Açu. As equipes deverão criar soluções que impulsionem o turismo ecológico, fortaleçam a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), e melhorem a mobilidade urbana, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável na região.

Desafio 1: Ecoturismo (Proposto pela CIDENNF)

Desenvolver soluções inovadoras para estimular o ecoturismo no Norte Fluminense, valorizando as ricas tradições culturais da região.

Desafio 2: Educação STEM (Proposto pela FIDESC)

Ampliar a colaboração entre instituições de ensino superior da região do Norte Fluminense para tornar o aprendizado de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) mais acessível, interessante e eficaz para os estudantes.

Desafio 3: Mobilidade (Proposto pelo Líder Norte Fluminense)

Criar e promover soluções integradas para melhorar a mobilidade urbana no Norte Fluminense, garantindo um gerenciamento eficiente de todos os tipos de veículos. Para saber mais sobre os desafios, clique aqui.

Quem pode participar?

Estudantes, universitários, profissionais do mercado e qualquer pessoa interessada, de qualquer lugar do Brasil ou de países que falem língua portuguesa, podem participar. Os interessados poderão se inscrever como participantes, compondo um time e ajudando a criar uma solução para um dos desafios da maratona, ou como mentores, oferecendo orientação para os times dentro de sua área de atuação. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 26 de setembro de 2024.

Saiba mais: https://hackacu.com.br