Operação Atcheza na Região dos Lagos pela PF e ICMBio
Objetivo é combater crimes ambientais na Resex, em Arraial do Cabo
Na terça-feira (16), a Polícia Federal, em ação conjunta com o ICMBio, deflagrou a Operação Atcheza. O objetivo é o combate a crimes ambientais na Reserva Extrativista Marinha (Redex), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
Durante a operação, equipes da PF em Cabo Frio e agentes de fiscalização do ICMBio apreenderam 1200 metros de redes de pesca clandestina. O material estava escondido em uma embarcação abandonada na Praia dos Anjos.
Segundo os agentes, a rede era utilizada no período noturno para evitar possíveis fiscalizações. De acordo com a legislação ambiental vigente, tal utensílio de pesca está proibido no interior da Resex.
As investigações continuarão para identificar os proprietários da rede. A força-tarefa prosseguirá com ações na Resex para combater a pesca com ferramentas proibidas e embarcações industriais sem licença, que ferem o Plano de Manejo e o Acordo de Gestão Ambiental vigentes.
O nome da operação, Atcheza, refere-se a uma expressão usada pelos pescadores locais que significa o ato de puxar a corda da rede.
Por Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro