Soltura de tartarugas marinhas realizada em Atafona
Prefeita e crianças do projeto Botinho participaram da ação, em local que fica na APA das Dunas e Restinga
O Dia Mundial de Educação Ambiental foi comemorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, na quinta-feira, 26, com uma ação de conscientização, junto à soltura de tartarugas marinhas em Atafona.
A prefeita Carla Caputi participou do evento, realizado em frente ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, local que está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restinga.
Sob a coordenação da Reserva Caruara, a soltura faz parte do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas.
O projeto é desenvolvido pela Porto do Açu, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA. Além da prefeita, as crianças do projeto Botinho — desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria Municiapal de Educação e a Defesa Civil — participaram da ação.
Secretária de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcela Toledo explica que ações como a soltura de tartaruga são importantes na questão da educação ambiental, para materializar a necessidade de proteção do ecossistema do município, na área das dunas e restinga.
A orla de São João da Barra esta incluída na área prioritária de desova das tartarugas marinhas. Neste ciclo reprodutivo, cerca de 1.100 ninhos da espécie Caretta-caretta, conhecida como cabeçuda, estão sendo monitorados, com uma média de 150 filhotes por ninho — podendo alcançar, aproximadamente, 165 mil nascimentos. A espécie está ameaçada de extinção.
Para coibir crimes ambientais na APA das Dunas e Restingas, a fiscalização ambiental da Prefeitura de São João da Barra tem atuado de forma intensificada. Em relação ao trânsito de veículos na faixa de areia, desde de dezembro 523 veículos foram advertidos de forma educativa. Além disso, a atuação também ocorre de forma coercitiva: são 51 autos de infrações em andamento.