Norte Fluminense elimina quase 1.800 vagas de emprego em outubro

Norte Fluminense elimina quase 1.800 vagas de emprego em outubro

Mercado de trabalho registrou forte desaceleração no mês em relação a setembro. Na contramão, Macaé ostenta números positivos

Os municípios da região Norte Fluminense, em seu conjunto, registraram forte desaceleração no mês de outubro, com a eliminação de 1.172 empregos, considerando as contratações e as demissões no referido mês. Os dados são do Projeto Coneflu – Conjuntura Econômica Fluminense. O quadro negativo deve-se, principalmente, a demissões ocorridas no setor sucroalcooleiro, ao final da moagem da cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, município responsável pelo maior número de demissões. Enquanto isso, Macaé segue forte, ostentando índices positivos.

As admissões de outubro em Campos somaram 2.851 postos, mas ocorreram 4.483 demissões, com saldo negativo de 1.632 desligamentos. Mas no ano o saldo ainda é positivo, com 2.291 postos de trabalho gerados. Em segundo lugar na queda do mês aparece São Francisco de Itabapoana, com 520 desligamentos e saldo negativo de 224 postos, descontando as 78 contratações. Quissamã completa o saldo negativo de seis, diante de 53 contratações e 59 demissões.

Por outro lado, Macaé segue apresentando números positivos, reflexo da economia diversificada em torno da cadeia do petróleo. Foram 5.070admissões em outubro, com 4.732 demissões e saldo positivo de 338 contratações. No ano, o saldo positivo é de 7.384 postos gerados. Logo atrás de Macaé, São João da Barra, com foco no Porto do Açu, também aparece positivamente: 606 admissões, 526 demissões e saldo positivo de 80 postos ocupados.