Edital da EF 118 – Porto do Açu x ES – deverá chegar ao TCU nesta semana
A previsão é do Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes planeja encaminhar ao Tribunal de Contas da União (TCU) na próxima semana o edital para a construção da Estrada de Ferro 118, que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro.
“A partir da próxima semana devemos enviar ao Tribunal de Contas da União o primeiro edital ferroviário, o da EF-118 (Ferrovia Vitória-Rio), que compõe o Arco Ferroviário da região Sudeste. Em seguida, vêm projetos importantes como a Ferrogrão, a Malha Oeste e a Leste-Oeste, todos em fase avançada de estudos e audiências públicas”, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, durante o evento “Infraestrutura em Movimento: Desafios para transformar o Brasil”, que acontece nesta quarta-feira (22), em Brasília.
A expectativa é de que o edital seja publicado ainda no primeiro trimestre de 2026, após passar pelo crivo do TCU e finalizar todos os trâmites burocráticos.
Ainda não se sabe se o edital vai incluir o trecho de 80 km do Ramal Anchieta (de Santa Leopoldina a Anchieta-ES), que constava no acordo de repactuação da Vitória-Minas entre Vale e governo federal.
“Sem esse ramal, a ferrovia perderia parte da sua utilidade. Ela ligaria o Porto do Açu ao Espírito Santo, mas sem conexão direta com a Estrada de Ferro Vitória a Minas ficaria difícil garantir que haveria carga suficiente para justificar o investimento”, diz estudo da Federação das Indústrias (Findes).
Caso o trâmite transcorra conforme o esperado, a primeira etapa da ferrovia deve começar a operar entre 2033 e 2035.
A EF-118 terá extensão de 575 quilômetros, conectando Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, com o município de Santa Leopoldina, promovendo a integração da malha ferroviária do Sudeste e garantindo o acesso ferroviário a vários terminais portuários.
Raio-X da EF-118:
Prazo: 50 anos
Extensão: 575 Km
Investimento previsto (Capex): R$ 4,6 bilhões
Custos operacionais previstos (Opex): R$ 4,4 bilhões
Demanda (em milhões de toneladas): potencial de operação de aproximadamente 40 milhões de toneladas no longo prazo
Participação da União: R$ 3,28 bilhões
Critério de julgamento do leilão: maior Lance, atrelado ao menor valor do auxílio pré-determinado licitado
*Com informações do portal ES Brasil

