Carroceiros protestam em Campos contra lei regulamentando veículos de tração animal

Manifestação causa congestionamento no Trevo do Índio, na Avenida Artur Bernardes e na Nilo Peçanha
Carroceiros de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizaram na manhã desta terça-feira (19), um protesto contra uma nova lei municipal que impõe no município, novas regras para veículos de tração animal (VTAs). A manifestação, que incluiu queima de pneus e causou congestionamento no trânsito, ocorreu em resposta à publicação da lei na última sexta-feira (15), que entrou em vigor na segunda-feira (18).
Os manifestantes se dirigiram à sede da prefeitura para solicitar uma reunião e a revisão da lei, aguardando-se ainda uma resposta do poder executivo. A lei em questão estabelece o cadastramento obrigatório de condutores e animais, além de proibir a circulação de carroças em diversas vias da cidade.
O cadastramento começou na segunda-feira e se estenderá até o dia 29 de agosto. Até o final da tarde desta segunda, pouco mais de dez carroceiros compareceram em adesão ao procedimento. A prefeitura justifica a medida como necessária para organizar a categoria, melhorar a segurança viária e garantir o bem-estar animal, sendo uma iniciativa conjunta de diversos órgãos municipais.
A manifestação gerou transtornos no trânsito da cidade, com bloqueios em locais como o Trevo do Índio, na BR-101, além da Avenida Artur Bernardes e Nilo Peçanha. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram presentes no local para monitorar a situação. O desenrolar da situação e a resposta da prefeitura ao pedido dos carroceiros ainda são aguardados.
*Foto Manchete RJ