Produção industrial do ERJ cresce 2,3% em janeiro, aponta Nuperj

Em comparação com janeiro do ano passado, no entanto, foi registrada uma queda de 2,6%
A produção industrial geral no Estado do Rio de Janeiro cresceu 2,3% em janeiro deste ano em comparação com dezembro de 2024. Em relação a janeiro do ano passado, foi registrada uma queda de 2,6%, com retração do mesmo índice no acumulado do ano. Os dados são do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A indústria extrativa caiu 4,1% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano anterior, acumulando uma queda de 4,1% em 2024. Já a indústria de transformação caiu 0,9% no primeiro mês de 2025, acumulando queda de 0,9% no ano.
Os setores que mais se destacaram positivamente em janeiro deste ano, comparando com o mesmo mês de 2024, foram o de fabricação de máquinas e equipamentos com crescimento de 100,2%; o de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos com crescimento de 23,8%; o de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com crescimento de 21,1%; fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias com crescimento de 11,6%.
Também se destacaram o setor de fabricação de produtos químicos, com crescimento de 7,2%; o de fabricação de produtos alimentícios, com aumento de 6,2%; o de fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com avanço de 5,8%; e o de fabricação de produtos de minerais não metálicos, com crescimento de 2,2% no período.
*Queda -* Os setores que apresentaram números negativos foram os de fabricação de produtos de borracha e de material plástico, com queda de 13,0%; o de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com queda de 11,8%; o de metalurgia, redução de 10,3%; o de fabricação de bebidas, com retração de 8,6%, e o de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com queda de 2,1% no período.