Alexandre Martins retorna à Prefeitura de Búzios
Decisão do TSE acaba com eleição suplementar na cidade
O prefeito afastado de Búzios, Alexandre Martins, foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (18). Com isso, ele e seu vice, Miguel Pereira, retornam ao cargo pondo fim a eleição suplementar para prefeito da cidade, que estava marcada para 28 de abril.
Foram quatro votos favoráveis aos políticos e três contrários. Eles haviam sido condenados pelo TRE por abuso de poder econômico durante a eleição de 2020.
O processo havia tido um pedido de vista no dia 7 de abril. O voto decisivo foi do ministro Alexandre de Moraes. O prefeito recupera seus direitos políticos e poderá até se reeleger nas eleições de outubro.
Entenda o caso
A decisão do TSE que cassou o mandato de Martins foi por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O prefeito foi acusado de compra de votos quando disputou a Prefeitura de Búzios. De acordo com a Justiça Eleitoral, Policiais Militares apreenderam cerca de R$ 6.200 e material de campanha no carro em que estava o coordenador, Anderson Neves Machado, após denúncia anônima.